Capela de Pico Vermelho

João Lopes Filho lança obra na Praia

A Capela do Pico Vermelho em Santiago é o título do livro que o investigador e escritor cabo-verdiano João Lopes Filho publica, hoje, no Centro Cultural Português/Instituto Camões, na Praia. Um estudo sobre a história da Capela do Pico Vermelho, na Cidade de Santiago, ex. Cidade Velha, que abrange os séculos XVI e XVII.
A obra vai ser apresentada por António Correia e Silva. O historiador considera o livro de extrema importância pelas especificidades de estudo que apresenta, e pela abordagem que empresta a esta importante instituição vincular.
A Capela do Pico Vermelho em Santiago é o quinto título da colecção “Documentos para a História de Cabo Verde”, editada pelo Centro Cultural Português.
João Lopes Filho, que também é engenheiro técnico agrário tem já 16 obras lançadas, (13 dos quais sobre Cabo Verde). Pronto a ser lançado encontra-se igualmente “In Memorian: João Lopes”: uma obra que vai desmontar, segundo uma entrevista que o autor concedeu à jornalista Glaucia Nogueira, o mito que coloca Baltasar Lopes como fundador do movimento Claridade e trazer a público o papel de João Lopes (pai do autor) nesse núcleo.

In Blogue MOMENTOS,  por Margarida Fontes da agência Lusa, 7 de Junho de 2005

--//--

Capela de Pico Vermelho serve de base para os estudos de João Lopes Filho
 
O investigador cabo-verdiano João Lopes Filho vai lançar um livro intitulado A Capela do Pico Vermelho em Santiago. “Editado pelo Centro Cultural Português/Instituto Camões, a obra será lançada hoje, 07, pelas 18 h 30, no Centro Cultural Português da Praia. A apresentação vai estar a cargo do historiador e sociólogo António Correia e Silva”.

in Site Nôs Média, 07 de Junho de 2005